• Orbith

9 motivos para começar a investir em Marketing Digital agora

Atualizado: Jul 15

Descubra como uma presença digital bem trabalhada impacta diretamente no sucesso e na otimização do seu negócio.




O Marketing Digital é essencial no planejamento de qualquer negócio. Quanto mais o tempo passa, mais a internet se torna presente nas nossas vidas e inserida das mais variadas formas na nossa rotina. A grande maioria das pessoas no mundo vive pelo menos um terço do dia conectadas, e isso significa que o seu público, os seus clientes, a sua forma de ganhar dinheiro, está com a atenção voltada para o online.


Por isso, estudar as possibilidades de mercado que o ambiente virtual permite e entender como utilizar elas da melhor maneira possível é uma necessidade de toda organização que pretende sobreviver na atualidade. E para te ajudar nessa missão, já listamos aqui quais são as principais vantagens de se ter uma presença digital bem trabalhada.


Ainda não sabe o que é Marketing Digital e nem o que ele faz? Então entra aqui que a gente explica!


1. O ambiente virtual é democrático


No universo digital, não importa quem é você, o que você faz ou o tamanho do seu negócio. Todo mundo que entra, começa do mesmo lugar: com as mesmas ferramentas disponíveis e o mesmo espaço para se expressar. O que faz a diferença é a maneira como você usa dessa oportunidade para criar conexões significativas e se tornar uma autoridade no seu segmento de mercado.


Ou seja, crescer por aqui exige basicamente autenticidade e expertise. É preciso saber exatamente onde está o seu público e entender qual é a melhor maneira de se apresentar para ele. Mas esse processo precisa ser feito de um jeito que preserve a sua essência real: mostre exatamente quem é você e no que acredita. Caso contrário, você se torna só mais um no meio da multidão.


2. Os resultados são mensuráveis


Enquanto o Marketing Off-line precisa esperar suas ações se converterem em vendas para saber se elas funcionaram ou não, e ainda assim não dá para ter certeza se os resultados estavam diretamente ligados à uma campanha específica; o Universo Digital proporciona a possibilidade de medir com precisão os resultados de todas as ações executadas online.


Assim, você sabe exatamente qual foi o retorno dos seus investimentos, o desempenho exato de cada campanha, quais são os canais mais eficientes e o custo de aquisição de cada cliente. Dessa forma, fica mais fácil tomar decisões assertivas e mudar de estratégia quando necessário, sempre a tempo de não sofrer grandes prejuízos.



3. A eficácia é amplamente otimizada


Anúncios em revistas não podem ser alterados depois de impressos, comerciais de TV não podem ser roteirizados novamente depois de veiculados e não é possível editar um outdoor depois que ele já foi posicionado nas ruas. Mas na internet as coisas são mais práticas.


Primeiro, é muito rápido implementar uma estratégia digital, uma vez que o planejamento já foi elaborado, as únicas etapas são produção de conteúdo e publicação. Além disso, diferentes públicos, em diferentes estágios da jornada de compra podem ser atingidos ao mesmo tempo, com estratégias distintas e aplicadas simultaneamente. Ou seja, o alcance de público é maior, melhor direcionado e mais efetivo.


Também é possível realizar testes com amostras pequenas antes da veiculação oficial, os resultados podem ser acompanhados em tempo real e é possível realizar ajustes a qualquer hora e quantas vezes forem necessárias, otimizando ao máximo toda e qualquer ação executada.


4. Alta precisão na segmentação e no direcionamento


As ferramentas de Marketing Digital possibilitam o recolhimento de dados dos usuários na medida em que eles navegam pela internet e interagem com ações de marketing. Existem aplicativos criados especialmente para avaliar pesquisas nos motores de busca e perfis de redes sociais, interligando essas informações.


Assim, dá para traçar perfis completos dos seus potenciais clientes, com informações pessoais detalhadas, gostos, comportamentos, hábitos de consumo, lugares que frequenta, sites que acessa, interesses, crenças, históricos e o que mais for do seu interesse saber.


Ou seja, as campanhas são criadas com base em dados, não em suposições, o que economiza bastante tempo e dinheiro. É mais fácil descobrir o que falar, quando falar e como falar para convencê-los de que vale a pena te conhecer melhor e, eventualmente, consumir os seus produtos ou serviços.


5. Necessita pouco investimento para dar resultados


Ao contrário do ambiente físico e das mídias off-line, nos quais é necessário imprimir materiais, comprar espaços de divulgação e distribuir as peças pessoalmente, implementar um plano de Marketing Digital não exige grandes aplicações de verba.


Uma estratégia bem construída avalia todos os dados de público disponíveis, analisa a jornada de compra de cada consumidor e busca fazer o melhor uso das ferramentas para estar presente no mesmo lugar virtual que os seus clientes, nos momentos em que eles estão mais propensos a te escutar.


E a verdade é que a grande maioria dessas ferramentas é gratuita. Investimentos usados corretamente não são tratados como centro do planejamento, mas cuidadosamente direcionados para impulsionar as ações principais na direção das pessoas com a maior probabilidade de se tornarem consumidores do que você oferece.


Além disso, eles devem ser pensados para se encaixar no seu orçamento. Nem sempre quem gasta mais consegue os melhores resultados, tudo depende da habilidade de quem elabora o plano de Marketing.



6. A comunicação é interativa


Enquanto a mídia tradicional te permite apenas falar para o público, o ambiente digital aceita respostas e proporciona oportunidades para diálogos personalizados. Ou seja, é um canal aberto de comunicação entre as marcas e seus consumidores. Assim, é muito mais fácil entender o que os seus clientes precisam.


Uma vez que eles possuem voz ativa, em tempo real e 24 horas por dia, podem te contar como se sentem em relação aos seus produtos e serviços, o que eles gostam em você, o que os incomoda, quais são as suas dores do dia a dia, como eles gostariam de receber ajuda e quais são as suas expectativas. Mostrar que você se importa com tudo isso é a chave para conquistar audiência e fidelidade.


Assessorar as pessoas em suas jornadas de compra e construir relacionamentos significativos pode levar tanto a um aumento de vendas quanto à promoção orgânica do seu negócio, através da construção de uma boa reputação com pessoas que se sentem representadas pelas suas ideias. Isso, sem contar que manter diálogos nas redes sociais aumenta os níveis de engajamento e, consequentemente, o alcance das publicações.


7. Possui um alcance global


O ambiente virtual permite que qualquer pessoa, em qualquer parte do globo, consiga fazer contato e receber informações do mundo inteiro. Ou seja, estar presente online é superar barreiras geográficas e ter o potencial de crescer e expandir em todas as direções, estados, países e continentes.


A melhor parte é que, enquanto a mídia tradicional te obriga a fazer um investimento para cada localidade, porque um outdoor em São Paulo não consegue atingir pessoas do Rio de Janeiro, por exemplo; na internet não existe esse problema. Uma única campanha pode ser direcionada para várias localidades e as pessoas podem fazer publicações e realizar anúncios de onde desejarem, desde que tenha sinal de internet disponível.


8. Permite a automação de tarefas e processos

Outra facilidade tecnológica da internet é a possibilidade de programar operações, torná-las automáticas e gerenciar apenas os resultados dessas configurações. Então é possível manter um canal de vendas e comunicação aberto 24 horas por dia, todos os dias da semana, para seus clientes acessarem quando quiserem, mesmo que sua empresa não funcione nesses horários e seus funcionários não estejam trabalhando.


Também é muito mais fácil lançar novos produtos e serviços, criar campanhas inteiras e planejar um calendário automático de publicações sem sair do conforto da sua casa. E por outro lado, seu conteúdo também chega no cliente ou prospecto a qualquer hora que ele esteja disponível online, inclusive de madrugada.


9. É uma prática sustentável e inclusiva


Direcionar os esforços da sua organização para o digital também é uma forma de colaborar com a preservação do meio-ambiente. Realizar campanhas online evita a poluição gerada pela produção de materiais físicos, é uma quantidade significativa de lixo que simplesmente deixa de existir.


A internet também permite que seus funcionários trabalhem de qualquer parte do mundo que estejam, o que reduz a quantidade de deslocamentos e, consequentemente, são menos pessoas em transportes variados emitindo gás carbônico todos os dias na atmosfera.


Por fim, e não menos importante, é muito mais fácil e barato tornar conteúdo virtual acessível para pessoas com as mais variadas deficiências, então é uma oportunidade para contribuir com a luta pela igualdade social.



Quer saber mais? Descubra aqui exatamente o que faz um profissional de Marketing Digital

Então, terráqueo, agora que você sabe que investir em um Marketing Digital de qualidade faz toda a diferença no seu negócio, aproveita que nosso canal de contato está bem aqui embaixo e chama a gente para conversar!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo