• Orbith

O que faz um profissional de Marketing Digital?

Saiba tudo que acontece por trás de uma estratégia de marketing digital e quais são seus objetivos dentro da atual dinâmica entre marcas e consumidores.



Antes de tudo, o que faz um profissional de Marketing?

Vamos ser francos: o principal objetivo das empresas é simplesmente vender produtos e serviços para obter lucro. Desde os primórdios da história, essa é a lógica do mercado. O que muda de tempos em tempos é a forma como a sociedade interage com esse sistema. Quando veio a Revolução Industrial, por exemplo, o aumento da quantidade de mercadorias disponíveis obrigou os vendedores a buscar novas formas para atrair clientes e, assim, conseguirem sobreviver.


Primeiro começaram a divulgar as qualidades dos seus negócios, como forma de se mostrarem os melhores. Mas em pouco tempo, todo mundo estava fazendo isso e, novamente, empresários precisaram se reinventar. Passaram a explorar questões emocionais e focar em tipos específicos de público. Depois, iniciaram movimentos sociais e ambientais para que as pessoas, ao comprarem seus produtos, se sentissem ativistas nas causas globais.


Quer entender melhor como ocorreram essas mudanças? Acesse aqui e saiba o que é Marketing e como ele evoluiu ao longo da história.


Mas sempre que uma estratégia se torna comum, automaticamente ela se torna obsoleta e ineficiente, exigindo novas mudanças na interação entre comerciantes e consumidores. E é justamente aí que entra o profissional de marketing, como responsável pela criação e implementação constante de novas ideias. Não existe uma fórmula mágica para fazer esse trabalho de forma eficiente. Tudo é uma questão de estratégia, tentativa, erro e adaptação. Se dar bem exige estudo e experiência: quanto mais tempo de mercado, mais assertivas são as decisões.


A Internet como centro das atenções


Desde o seu surgimento, na segunda metade do século XIX, o ambiente virtual vem ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas, se tornando uma ferramenta social indispensável na rotina. Conversar com amigos, ter reuniões de trabalho, combinar encontros, organizar eventos, debater assuntos políticos, utilizar o tempo livre para entretenimentos diversos... não importa a atividade, a Internet está sempre presente.


O novo consumidor, antes de tomar qualquer atitude, realiza uma pesquisa online. Desde a escolha de um bar para ir com os amigos até um médico que aceite seu plano de saúde. Se ele encontra um produto que o interessa, vai atrás do preço mais acessível ou da loja mais confiável. Em outras palavras, ele vai estar sempre em busca da melhor resposta às suas necessidades.

Esse cenário é mais democrático, permite uma comunicação bilateral entre marcas e clientes e os custos são relativamente baixos. Por um lado, todo mundo passou a ter chances iguais de se destacar, tanto como vendedores quanto como formadores de opinião. Por outro, aumentou drasticamente a concorrência e a tarefa de conquistar clientes se tornou muito mais complexa. Além disso, o desenvolvimento tecnológico está cada vez mais acelerado, ou seja, novas ferramentas surgem o tempo todo e outras se tornam obsoletas em um piscar de olhos.


Conheça todas as possibilidades que o digital oferece ao seu negócio


E as empresas precisam acompanhar essa dinâmica se desejam sobreviver e continuar lucrando. É preciso se fazer presente: acompanhar as notícias, novidades e tendências; estar onde o seu possível cliente está, virtualmente falando; se mostrar interessante nos primeiros segundos de interação e ter um plano completo de fidelização, que vai desde o primeiro contato até a promoção orgânica, ou seja, quando o consumidor se sente tão satisfeito que divulga sua marca espontaneamente. Tudo isso compõe o que chamamos de ter uma forte presença digital.


A dinâmica do Marketing Digital


Atualmente (ou seja, até surgir uma nova tendência de mercado ou tecnologia que altere as relações sociais), o profissional de Marketing Digital segue uma sequência lógica de interação virtual para traçar seu planejamento. Imagina-se que a relação com o consumidor é um grande funil, que começa no primeiro contato e termina na venda efetivada. A cada interação bem-sucedida, o cliente adentra mais um pouco; e cada etapa desse sistema demanda um objetivo diferente.


Conheça cada um deles a seguir:


Alcance

O primeiro passo da jornada é se tornar visível. Para se construir uma relação, é preciso se conhecer primeiro. Assim, um dos principais objetivos trabalhados no Marketing Digital é a apresentação da empresa/negócio para novas pessoas. E para otimizar ao máximo os resultados desse tipo de ação, são realizados vários estudos para entender que tipo de pessoa iria se interessar pelo que a marca tem a oferecer ou pelo que ela acredita.


Além disso, é preciso pensar em maneiras criativas de expor essas ideias em poucos segundos de vídeo ou em uma única imagem, pois as redes sociais oferecem uma série de estímulos diferentes simultaneamente, e para captar a atenção do usuário é preciso convencê-lo nos primeiros momentos de contato.


Reputação


Uma vez que a ponte foi feita e as pessoas já sabem da existência da marca, é preciso convencê-las de que os produtos ou serviços oferecidos são a melhor solução para os possíveis problemas, necessidades ou vontades que elas venham a ter. Nesse momento, entra a produção de conteúdos de valor, que comprovem a expertise da empresa nos assuntos relacionados ao que ela vende.


Mas não basta produzir por produzir, é preciso descobrir quais são as maiores dúvidas dos interessados e oferecer respostas úteis. Esse é o caminho para se tornar referência e, consequentemente, uma autoridade nesses temas.


Influência


Agora que a empresa já é buscada como fonte confiável de informações, ela se torna capaz de influenciar comportamentos e decisões de compra. Isso porque a esta altura do funil, já foi construída uma relação de confiança e as coisas ditas já são assumidas como verdade.


Essa é a hora de fazer campanhas de divulgação para os produtos e serviços, mostrando todas as coisas que os tornam únicos e destacados da concorrência, até mesmo oferecendo pequenas amostras gratuitas.


Conversão


A ponta do funil é quando o possível cliente já conhece a marca, tem ela como referência e está familiarizado com o tudo o que está a venda. Agora, é preciso motivar ações de compra efetivas. Aqui são utilizados recursos como promoções, brindes, combos, parcerias, descontos, gatilhos mentais, processos de lançamento etc. Tudo para que ele sinta um impulso forte de consumir aquilo que a empresa está oferecendo.


Receita


O objetivo mais básico de todo negócio é girar o capital e trazer lucros para a organização, e no digital não é diferente. Mas para fazer isso acontecer, é preciso verificar a eficiência de todas as etapas anteriores, entender quanto está sendo gasto e quanto de resultado isso está gerando, e buscar soluções para otimização.


Basicamente, para que a receita entre, todo o sistema de Marketing precisa estar funcionando perfeitamente. Então, é necessário estar constantemente analisando e experimentando.



Todos esses objetivos necessitam ser trabalhados simultaneamente e constantemente, para que sempre haja um fluxo de possíveis novos clientes e novas conversões. Cada um deles forma uma frente de atuação e possui sua própria estratégia, mas suas ações devem conversar entre si dentro de um único planejamento. Os resultados são melhores quando todos os canais de comunicação estão alinhados e encaminham pessoas de uns para os outros de maneira integrada, aumentando o tráfego, reforçando a presença digital, ampliando o tempo de contato com o usuário, fortalecendo relacionamentos e garantindo a clareza das mensagens transmitidas.


Gerenciar tudo isso em diferentes mídias, plataformas e redes sociais é o trabalho do profissional de Marketing Digital. Ele cria estratégias, estuda como cada ação é recebida pelo público específico da marca, e a partir disso estabelece uma linguagem que faça com que essas pessoas desejem ficar um pouco mais... mais um pouco... e um pouco mais, até ser estabelecida uma relação, seguida de uma efetivação de compra.


E então, terráqueo: ficou alguma dúvida sobre o que faz um profissional de Marketing Digital? Conta aqui, que a gente responde.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo